top of page

Conheça seu negócio, depois invista no Marketing

Atualizado: 9 de fev.



Pedir para conhecer seu negócio e depois investir no marketing parece um pouco óbvio, né? Mas às vezes é necessário falar de coisas que parecem óbvias, porque muita gente peca por esquecimento ou por não compreender completamente o que isso quer dizer.

Uma agência de publicidade pode ser contratada para cuidar do marketing da sua empresa em qualquer estágio do negócio, pode ser no início ou mesmo quando já tiver atingido maturidade, porém é necessário que ao menos alguns parâmetros deste negócio estejam definidos, pois serão eles que nortearão todos os trabalhos, não somente da agência, mas todos os investimentos que o proprietário realizará, desde local do ponto comercial até anúncios de tv. Na nossa agência Meet Publicidade, às vezes nos deparamos com empresários que querem contratar nossos serviços, mas nem sabem direito por onde começar ou no que consiste nossa atuação. Isso por si só não seria um problema porque podemos muito bem explicar: Uma agência de publicidade pode atuar para o marketing de uma empresa tanto em projetos específicos como desenvolvimento de logos e identidade visual, placas de fachada, comunicação gráfica, uniformes, embalagens, fotografia, social media, produção audiovisual, propagandas, eventos e comerciais. Como na parte estratégica do marketing, na elaboração e desenvolvimento de campanhas e projetos de marketing a longo prazo. Cuidando de todo o marketing de uma empresa, online e offline em diferentes plataformas de maneira que todas as ações possam ser trabalhadas de forma integrada com uma clara visão do todo, uma jornada de início, meio, fim, periodicidade, recorrência e continuidade de maneira que possamos utilizar diferentes recursos para atingir os mais variados objetivos, mais do que isso, mensurar quais investimentos estão trazendo melhores retornos. Gravar e consolidar uma marca, bem como corrigir desvios de imagem e gerenciar crises.

Mas para que uma agência de marketing possa atuar realizando um bom trabalho algumas coisas precisam estar claras, e são justamente esses os pontos que viemos destacar deste artigo:

  • Sua empresa vende produto ou serviço?

  • Quais são seus principais produtos ou serviços?

  • Qual é o produto ou serviço chefe?

  • Para quem você vende?

  • Qual é o poder aquisitivo desta pessoa ou empresa (para negócios que vendem para outras empresas)?

  • Qual o nível de instrução dessa pessoa?

  • Qual o estilo de vida?

  • Qual é o preço médio dos seus produtos ou serviços?

  • Qual é o ticket médio de seus produtos ou serviços?

  • Onde seu negócio está localizado (local e instalações)?

  • Como funcionam os processos desde atendimento até a entrega?

Essas são apenas algumas de muitas coisas que precisam estar bem definidas e entendidas na hora de contratar uma agência de publicidade para cuidar do marketing da sua empresa para que sirvam de norte para os trabalhos a serem desenvolvidos. É claro que com a maturidade do negócio, tais parâmetros vão ficando mais claros. No início e com poucos clientes tudo é um pouco vago, geralmente estando mais no campo do ideal do que da realidade. Mas ainda que esteja no campo das ideias, ter um norte é preciso, mirar num alvo e persegui-lo é importante se você deseja que sua empresa chegue a algum lugar.

Muitos empresários quando estão começando se espelham no seu próprio estilo de vida e gostos pessoais na hora de tomar as decisões do seu negócio. Isso até pode funcionar quando se encontra um público que se espelha e busca pelas mesmas coisas. Entretanto, o caminho mais recomendado seria o empresário se retirar da equação e observar tudo de fora, colocando em mente e investigando o que seu cliente potencial busca. Não estamos dizendo que seu gosto pessoal e seus valores não importam, de maneira alguma diríamos que as estratégias de marketing não devam te agradar. O que estamos tentando mostrar é que, em primeiro lugar, todas as ações sejam observadas do ponto de vista do seu cliente potencial. Ele precisa se identificar com o seu local, o conforto de suas instalações, toda sua comunicação visual, verbal e seus processos. Você como empresário terá um pouco mais de dificuldade em ter êxito sem fazer o exercício de colocar o cliente em primeiro lugar. Para auxiliar nossos clientes no levantamento destas respostas, aqui na Meet Publicidade realizamos uma entrevista com o cliente para entender melhor seu negócio e forma de trabalho, visitamos as instalações e traçamos nicho e persona. A persona é uma representação simbólica de um cliente, é um personagem criado que carrega todas as características e informações que precisamos saber sobre o cliente alvo do negócio, assim obtendo maior clareza de como nos comunicaremos com ele e maneiras mais assertivas de chamar sua atenção.

O que nos dá uma ideia para nosso próximo artigo: Realmente preciso de uma Persona para meu negócio dar certo? Obrigada por ler até aqui, espero que tenha contribuído de alguma forma. www.meetpublicidade.com.br

bottom of page