Uma das maiores e mais importantes dúvidas dos empresários é quanto do faturamento de uma empresa deve ser destinado ao Marketing. Isso porque investir demais pode enforcar as entradas e investir de menos pode prejudicar o fechamento de novos negócios.
O mercado publicitário e de finanças costuma recomendar entre 5% e 12% do faturamento, explico:
Tudo depende do tamanho da arrecadação da empresa. Isso significa que 5% de R$1 Milhão que é igual a R$50 mil, pode parecer ser muito dinheiro até começar as contratações de serviços publicitários e desenvolvimento das campanhas, isso porque o trabalho de Marketing em empresas maiores, requerem campanhas maiores, com nível maior de complexidade e riscos, então mais investimento.
No outro lado da moeda, um empreendedor com um faturamento de R$10 mil, teria um pouco de dificuldade em trabalhar seu Marketing com apenas 500 reais. Por isso, em negócios novos e com pouca visibilidade os investimentos podem facilmente ultrapassar 12%. Na prática, independentemente do tamanho da empresa e principalmente se o objetivo é de crescimento, a média de investimentos das empresas com Marketing tem sido de 10% do faturamento total. É importante também considerar que em determinados períodos do ano conforme os objetivos traçados para o Marketing, os investimentos podem ser maiores que em outros períodos.
Gostou do assunto? Aproveite para ler também “Branding em Rede Social | Construindo sua marca em Rede Social”.
Sinta-se à vontade para sugerir novos temas no nosso perfil do Instagram @meetpublicidade
Por Michelle Silva, Co-founder Meet Publicidade
Comentários