O marketing está em constante evolução, e em 2024, a expectativa é que essa evolução continue ocorrendo no modo como as marcas se comunicam e se conectam com seu público. Diante disso, separamos alguns pontos que merecem atenção especial.
1. Inteligência Artificial (IA) Transformando a Criatividade
A Inteligência Artificial é a bola da vez. Em todos os eventos de corporativos que participamos no ano passado a IA foi mencionada. Da personalização da comunicação, à análise de dados e à otimização de campanhas, a IA oferece insights precisos e automatiza tarefas complexas. O desafio para o marketing está em equilibrar a eficiência da IA com a autenticidade que toca o público-alvo. No nosso ponto de vista, precisa do toque Humano nos resultados entregues pela IA.
2. Humanização como Foco Central
Como mencionado no tópico anterior, os consumidores anseiam por autenticidade e conexões reais. As empresas precisam então adaptar suas estratégias para atender às diversas necessidades e preferências de diferentes gerações. A humanização, seja por meio de histórias impactantes ou interações personalizadas, tornam-se cruciais para estabelecer laços duradouros e construir lealdade do público.
3. Marketing Ágil para Responder às Mudanças
Com advento das novas tecnologias e ondas virais, a capacidade de adaptação rápida se torna um diferencial competitivo, permitindo que as marcas se destaquem em um ambiente em constante transformação.
4. Sustentabilidade e Responsabilidade Social
As marcas não podem mais se isentar de responsabilidades ambientais e sociais. Outro tópico também que está cada vez mais sendo mencionado nos eventos corporativos é o ESG, que refere-se à sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa. Em 2024, espera-se que as empresas se posicionem de maneira clara e transparente sobre questões sustentáveis e sociais, demonstrando um compromisso genuíno.
5. Ascensão dos Conteúdos de Áudio e Vídeo
Os formatos de áudio e vídeo continuam a ganhar terreno na Internet, com ênfase especial em conteúdos de curta duração e efêmeros. Não há previsão, por enquanto, que esse comportamento mude, pois além de gerar engajamento, também cria uma conexão mais profunda com a audiência.
É curioso observar que há uma crescente demanda tecnológica inserida no cotidiano, enquanto a demanda por personalização e humanização também cresce, o que se tornará cada vez mais um desafio.
Por outro lado, temos o ESG, que outrora era uma preocupação apenas das grandes corporações, agora cada vez mais mencionado em empresas médio porte, fazendo com que muito provavelmente as campanhas de marketing em 2024 sejam para atender a essa agenda social e ambiental. Vamos falar cada vez mais sobre a cultura das empresas.
Por Michelle Silva, Co-Fundadora da Meet Publicidade
Comments