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Não deveríamos convencer ninguém a comprar nada

Foto do escritor: Michelle SilvaMichelle Silva


O marketing praticado hoje em dia é puramente um repertório de técnicas de persuasão de vendas. No entanto, concordo completamente com Andrea Alvares, vice-presidente de comunicação, marketing e sustentabilidade da Natura, quando ela diz:

Não deveríamos convencer ninguém a comprar nada.

A Natura é a quarta maior empresa de cosméticos do mundo, um orgulho para o Brasil. Sempre à frente de seu tempo, suas campanhas de marketing giraram em torno do desenvolvimento sustentável, do desenvolvimento de pessoas, da relação da empresa com a natureza e do valor que proporciona aos clientes em toda a cadeia.


Este é um exemplo que podemos aprender com a Natura. Se você tem produtos bons, boas soluções e uma boa prestação de serviços, não deveria ser necessário convencer ninguém a adquirir seu produto. Alguém tem alguma dúvida de que os produtos da Natura são bons? É exatamente por isso que a Natura não precisa convencer ninguém disso.


O marketing deveria servir para destacar, transparecer e evidenciar algo que já é bom em sua essência, mas que talvez ainda não seja conhecido por todos. Além disso, o marketing também desempenha um papel importante na manutenção da imagem da marca, transmitindo seus valores e propósitos para fidelizar os clientes.


Portanto, afirmamos: invista na qualidade daquilo que você oferece, pois seu produto falará por si só, e seus clientes se tornarão seus embaixadores. O papel do marketing é iluminar o que já é bom, trazendo ainda mais visibilidade para o seu negócio. Caso contrário, seria propaganda enganosa.



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Por Michelle Silva, Co-founder Meet Publicidade



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