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O Marketing em Datas Comemorativas

Foto do escritor: Michelle SilvaMichelle Silva


Durante todo o ano e em todos os meses, além dos feriados oficiais nacional e local, nos deparamos com datas especiais como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Ano Novo. Além destas datas, também, temos as datas relacionadas a um movimento social, acontecimento histórico ou aquelas relacionadas às profissões. O que deixa muita gente sem saber o que fazer, deve postar ou não? Do ponto de vista da Meet, não há necessidade de fazer uma publicação para cada data comemorativa, muito menos de fazer uma campanha promocional para cada uma. Nossa indicação é que seja avaliado se essa data comemorativa faz sentido para sua empresa e sua área de atuação e seus clientes.

Ao invés de ficarmos dando parabéns para tudo, gastando em vão os posts contratados pelos clientes, ao preparar o calendário mensal de publicações de cada um fazemos o seguinte:

  1. Identificamos todas as datas comemorativas que de alguma forma se relacionam com o negócio do cliente e então ignoramos todas as outras.

  2. Depois destacamos as datas comemorativas que sejam mais relevantes para fazer alguma ação promocional e/ou publicação especial de acordo com cada nicho de atuação, público alvo e interesse do nosso cliente (porque às vezes aquela data é afetivamente importante para ele e não abre mão).


De modo geral, com todo carinho tentamos ajudar que se entenda que algumas datas comemorativas fazem sentido somente para o setor que a empresa está inserida, mas para não para o cliente, por isso muitos posts de datas comemorativas não tem interação. Em todos os casos, cabe avaliar se realmente vale a pena gastar energia.


Em datas comemorativas consideradas de menor relevância para o negócio, seguimos o padrão de fazer publicações somente para story, de modo que, a baixa interatividade na publicação não jogue para baixo o desempenho das próximas publicações no feed. Por outro lado, em datas consideradas de maior relevância para o negócio, fazemos o movimento de potencializá-la para extrair o máximo. Podemos criar uma super campanha de vendas ou um vídeo e/ou post especial para o feed do perfil, que gere interesse, empatia e identificação pela marca.


Algumas ações são sobre vendas, outras são sobre construir tijolo a tijolo uma marca no coração das pessoas; por isso, é preciso decidir com critério.


Gostou do assunto? Aproveite para ler também: "Quanto do faturamento deve ser destinado ao Marketing?". Sinta-se à vontade para sugerir novos temas no nosso perfil do Instagram @meetpublicidade


Por Michelle Silva,

Co-founder Meet Publicidade


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